sábado, 18 de julho de 2015

Airtime é uma plataforma open source para você criar a sua própria rádio online

O titulo do artigo é interessante e certamente que a primeira coisa que apetece fazer é experimentar o Airtime….força, vamos a isso…para tal basta aceder aqui.
Nos meus tempos de adolescente andava na moda o mundo das “rádios amadoras”. Com recurso à tecnologia da altura, cada um criava umas playlists e preparava umas noticias para se transformar num autêntico “radio Man”.
Actualmente, com as tecnologias e serviços disponíveis e também porque a largura de banda da nossa Internet assim o permite, é possível criar uma autêntica emissora de rádio totalmente gratuita. Recentemente conheci um projecto fantástico para criação de emissora de rádio amadoras. Vamos conhecer o AirTime.
airtime_00
AirTime é um projecto open source para criação de radios online. Inicialmente conhecido como Campcaster, a Sourcefabric disponibilizou em  2011 o AirTime como o objectivo da comunidade reinventar a plataforma. A plataforma sofreu um conjunto de melhorias e actualmente são muitas as funcionalidades que oferece das quais destacamos:
  • Interface muito intuitiva e bem organizada
  • Permite organizar facilmente todas as musicas
  • Criar facilmente playlists (através da funcionalidade Playlst Builder)
  • Pesquisar musicas
  • Capacidade de editar os metadados das músicas directamente do Airtime
  • Agendamento
  • Ferramentas de streaming integradas
  • Disponibilização de um calendário  para organização da “agenda musical”
  • Ferramentas de DJ, integração com o Soundcloud
airtime_01
A ultima versão do Airtime (versão 2.1) permite ainda a ligação a outras aplicações de musica como é o caso do Mixxx ou Virtual DJ.
Veja aqui as novidades do Airtime 2.1

Como instalar o Airtime no Ubuntu?

Fácil configuração

tempo de antena-fácil-setup pacote define uma configuração típica Airtime sem solicitar qualquer configuração. Você pode então instalar o pacote Airtime mais recente do repositório Sourcefabric com apenas alguns cliques.
Depois disso, a interface de administração Airtime pode ser acessado no nome de domínio padrão do computador (como http://airtime.example.com ). Se você ainda não tiver definido um nome de domínio totalmente qualificado para o computador, você pode usar uma URL como http: // ubuntu / no localhost para fins de teste. Seja qual for o nome de domínio que você usa, a interface de administração Icecast estará na porta 8000 do mesmo URL (como http://airtime.example.com:8000 ).
Você pode baixar o tempo de antena-fácil-setup pacote de http://apt.sourcefabric.org/misc/airtime-easy-setup.deb que é um link para a versão mais recente do pacote. Você deve permanecer conectado à Internet durante toda a instalação, como uma série de pacotes de dependência tem que ser instalado a partir de repositórios online.
No Ubuntu 10.04, Debian 6.0 'espremer' 'lúcido' ou Debian 7.2 'pieira', você pode executar o airtime-fácil-setup pacote de seu navegador usando o programa GDebi .
 
Se você tiver escolhido para salvar o pacote para o seu computador em vez disso, no gerenciador de arquivos do desktop, clique com o botão direito sobre o tempo de antena-fácil-setup pacote e selecione Abrir com GDebi Package Installer :
 
Ou para um servidor Debian Ubuntu Lucid ou sem um ambiente de trabalho, você pode usar gdebi na linha de comando:
sudo apt-get update
sudo gdebi airtime-easy-setup.deb
Se gdebi não estiver instalado, você pode executar este comando em primeiro lugar:
sudo apt-get install gdebi
Versões posteriores do Ubuntu têm substituído GDebi com o programa de centro-software . Em uma instalação de computador, clique com o botão direito no pacote e selecione Abrir com o Ubuntu Software Centre . Este programa de desktop também pode ser executado a partir da linha de comando, por exemplo: 
centro-software-airtime fácil setup.deb
Qualquer um dos métodos acima deve resolver as dependências de pacotes automaticamente.

Instale Airtime

Uma vez que a instalação de airtime-fácil instalação foi concluída, você pode instalar o pacote Airtime mais recente em um sistema desktop usando seu gerenciador de pacotes de costume, tais como Ubuntu Software Centre , ou Synaptic em Debian.
 
Em um servidor, você pode usar o comando:
sudo airtime-fácil-setup

Configure para a produção

Para converter uma instalação de teste em uma instalação de produção, você pode executar o comando:
sudo dpkg-reconfigure airtime
dkpg-reconfigure comando será executado através das etapas de configuração mostrados na instalação automatizada do capítulo, de modo que você pode definir os nomes de host e senhas corretas para seu servidor Airtime produção.

0 comentários:

Postar um comentário